top of page

ANIVERSÁRIO DO SUS

19 de Setembro - aniversário da lei 8.080/1990 que regulamentou o Sistema Único de Saúde!

 

Com a Constituição de 1988, a saúde passou a ser um direito do cidadão e um dever do Estado. O Sistema Único de Saúde foi regulamentado posteriormente pela lei 8.080 de 1990, e a data é considerada aniversário do SUS.


O SUS garante à população acesso integral, universal e gratuito à saúde, sendo um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida. É um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, por exemplo.


O SUS trouxe inúmeros avanços para a saúde e qualidade de vida do brasileiro. Um exemplo reconhecido internacionalmente é o Programa Nacional de Imunização (PNI), que garante à população acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


A vacinação é um procedimento que exige a atualização de competências por parte dos profissionais da saúde.


Daí a importância de se ofertar treino de habilidades para os estudantes de enfermagem durante a sua formação profissional. É necessário que fundamentem os aspectos teóricos e práticos em cenário simulado sobre a administração de vacinas, preparando-os para práticas de imunizações mais seguras, fazendo com que se alcancem os objetivos educacionais propostos pelo PNI.


Fontes:

Costa LCS, Avelino CCV, Freitas LA, Agostinho AAM, Andrade MBT, Goyatá SLT. Undergraduates performance on vaccine administration in simulated scenario.Rev Bras Enferm [Internet]. 2019;72(2):345-53. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0486



 


bottom of page