Quem Somos

A HER – Health Engineering desenvolve produtos inovadores na área de simulação em saúde. Sua criação em 2016 foi motivada pela demanda até então inexplorada pelo mercado: medicamentos placebo realísticos para práticas em laboratórios de simulação. Projetada na Hestia, incubadora tecnológica da UFRGS, permaneceu por dois anos até ser graduada em 2018. 
O Placebex Frasco Ampola (INPI - BR 102012022057-1 - Tecnologia UFRGS) foi o primeiro produto comercializado pela HER, desenvolvido pela sua sócia-fundadora no âmbito da Escola de Enfermagem da UFRGS. Seu propósito é substituir os remédios originais, vencidos, ainda amplamente utilizados na técnica de preparo e diluição de medicamentos nas faculdades de enfermagem, medicina e farmácia. Em permanente diálogo com a pesquisa acadêmica, novos produtos foram desenvolvidos (ampola de vidro, géis lubrificantes, projetos personalizados) com o mesmo comprometimento técnico e pensando em insumos sustentáveis para o ensino.
Além disso, a HER entende que contribuir para a simulação no Brasil também inclui a criação de conteúdo instrucional e informativo com rigor científico, característica presente em toda sua atuação. Atualmente, o seu portfólio de produtos atende demandas para técnicas de diluição em frasco ampola, quebra e aspiração em ampola de vidro e dispõe de gel lubrificante para práticas de sondagens, partos, entre outras. Compreendendo a complexidade da simulação realística e seus diferentes contextos, a empresa oferece produtos simulados com possibilidade de personalização, como tamanhos e etiquetas específicas. O catálogo também contempla fármacos placebo para compor "Carrinho de Emergência" e kits para estudantes, pensado como complemento individual à prática dos alunos. 

O Problema

A utilização de fármacos vencidos para o aprendizado de técnicas de diluição, quebra e aspiração de medicamentos é uma realidade cotidiana dos laboratórios de ensino na saúde. Recebidos normalmente como doações, os principais problemas enfrentados são: doações menores que a demanda, geração de resíduo químico, descarte inadequado ou alto custo para descarte correto e danos aos simuladores. 

Sabe-se que o descarte incorreto de medicamentos (na pia, por exemplo) é prejudicial ao meio ambiente e coloca em risco a saúde humana. Antibióticos e hormônios são algumas das substâncias que não são filtradas por estações de tratamento de esgoto sendo encontradas na água que utilizamos diariamente¹.

Outra prática comum nos laboratórios de ensino é o uso de géis lubrificantes para simulação em técnicas como cateterização vesical, sondagem nasogástrica ou entérica, partos naturais, entre outras. O uso de medicamentos originais, como a lidocaína, pode danificar os simuladores utilizados.

¹ UN Environment, 2017– Disponível em: https://goo.gl/5LDHNy

A Solução

No campo da simulação realística, o Placebex surge como alternativa sustentável aos problemas tradicionalmente apresentados pelo mercado às práticas em laboratório. Possui as seguintes vantagens e diferenciais: é eco-friendly (não gera resíduo químico); descarte sem custos adicionais; não existe similar no mercado (patenteado); desenvolvido especificamente para o uso no ensino e possui as mesmas características físicas de um medicamento (alternativa aos fármacos vencidos); não danifica simuladores. Atenta à realidade do ensino, a HER se orienta pela competitividade em todos os níveis de sua atuação. Conheça melhor nossas soluções! 

Equipe

Geana Santos (Sócia-fundadora)

Responsável pela pesquisa e desenvolvimento de produtos

Enfermeira, Mestre e Doutoranda em Engenharia de Produção pela UFRGS Atua no desenvolvimento de produtos e é uma das sócias fundadoras da HER. Acredita na educação, na sustentabilidade e na igualdade de gênero, levando esses valores para dentro da empresa.

Contato: geana@herhealth.com.br

Alexandro Bordignon (Sócio-fundador)
Responsável pela área comercial 

Empreendedor, Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS Acredita na educação e empreendedorismo como forma de desenvolvimento pessoal e social Atua no planejamento administrativo e comercial da HER.

Contato: alexandro@herhealth.com.br

Filipi Malgarezi (Analista Comercial)
Responsável pelo relacionamento com o cliente

Na HER, fala com o cliente, atua na parte administrativa e conversa com todo mundo.

Contato: placebex@herhealth.com.br

Larissa Becko (Gestora de Ações de Comunicação)

Relações públicas formada pela UFRGS, mestre e doutoranda em ciências em comunicação pela Unisinos, atua na área da comunicação há mais de 10 anos. Na HER, cuida do gerenciamento das ações de comunicação.

Katiele Klein (Auxiliar de desenvolvimento de produto e analista comercial)

Técnica em Química e graduanda em Engenharia Química responsável pela pesquisa e compra de insumos, desenvolvimento de novos produtos e produção.

Ayeza Haas (Social Media)

Estudante de Licenciatura em Artes Visuais na UFRGS, artista e designer visual autônoma. Participa da criação dos conteúdos para as mídias sociais, personalizações e materiais gráficos para a HER.

©2021 by placebex