Quem Somos
A HER – Health Engineering desenvolve produtos inovadores na área de simulação em saúde. Sua criação em 2016 foi motivada pela demanda até então inexplorada pelo mercado: medicamentos placebo realísticos para práticas em laboratórios de simulação. Projetada na Hestia, incubadora tecnológica da UFRGS, permaneceu por dois anos até ser graduada em 2018.
O Placebex Frasco Ampola (INPI - BR 102012022057-1 - Tecnologia UFRGS) foi o primeiro produto comercializado pela HER, desenvolvido pela sua sócia-fundadora no âmbito da Escola de Enfermagem da UFRGS. Seu propósito é substituir os remédios originais, vencidos, ainda amplamente utilizados na técnica de preparo e diluição de medicamentos nas faculdades de enfermagem, medicina e farmácia. Em permanente diálogo com a pesquisa acadêmica, novos produtos foram desenvolvidos (ampola de vidro, géis lubrificantes, projetos personalizados) com o mesmo comprometimento técnico e pensando em insumos sustentáveis para o ensino.
Além disso, a HER entende que contribuir para a simulação no Brasil também inclui a criação de conteúdo instrucional e informativo com rigor científico, característica presente em toda sua atuação. Atualmente, o seu portfólio de produtos atende demandas para técnicas de diluição em frasco ampola, quebra e aspiração em ampola de vidro e dispõe de gel lubrificante para práticas de sondagens, partos, entre outras. Compreendendo a complexidade da simulação realística e seus diferentes contextos, a empresa oferece produtos simulados com possibilidade de personalização, como tamanhos e etiquetas específicas. O catálogo também contempla fármacos placebo para compor "Carrinho de Emergência" e kits para estudantes, pensado como complemento individual à prática dos alunos.
O Problema
A utilização de fármacos vencidos para o aprendizado de técnicas de diluição, quebra e aspiração de medicamentos é uma realidade cotidiana dos laboratórios de ensino na saúde. Recebidos normalmente como doações, os principais problemas enfrentados são: doações menores que a demanda, geração de resíduo químico, descarte inadequado ou alto custo para descarte correto e danos aos simuladores.
Sabe-se que o descarte incorreto de medicamentos (na pia, por exemplo) é prejudicial ao meio ambiente e coloca em risco a saúde humana. Antibióticos e hormônios são algumas das substâncias que não são filtradas por estações de tratamento de esgoto sendo encontradas na água que utilizamos diariamente¹.
Outra prática comum nos laboratórios de ensino é o uso de géis lubrificantes para simulação em técnicas como cateterização vesical, sondagem nasogástrica ou entérica, partos naturais, entre outras. O uso de medicamentos originais, como a lidocaína, pode danificar os simuladores utilizados.
A Solução
No campo da simulação realística, o Placebex surge como alternativa sustentável aos problemas tradicionalmente apresentados pelo mercado às práticas em laboratório. Possui as seguintes vantagens e diferenciais: é eco-friendly (não gera resíduo químico); descarte sem custos adicionais; não existe similar no mercado (patenteado); desenvolvido especificamente para o uso no ensino e possui as mesmas características físicas de um medicamento (alternativa aos fármacos vencidos); não danifica simuladores. Atenta à realidade do ensino, a HER se orienta pela competitividade em todos os níveis de sua atuação. Conheça melhor nossas soluções!
Equipe
Geana Santos (Sócia-fundadora)
Responsável pela pesquisa e desenvolvimento de produtos
- Mestre e Doutoranda em Eng. de Produção
- 8 anos de experiência em Laboratórios de Enfermagem e Simulação em Saúde
- Especialista educacional Laerdal
Alexandro Bordignon (Sócio-fundador)
Responsável pela área comercial
- Mestre em Ciência da Computação
- 9 anos em desenvolvimento de negócios em telessaúde e simulação realística
- Sócio-fundador da i9access
Filipi Malgarezi (Analista Comercial)
Responsável pelo relacionamento com o cliente