Minuto do artigo: simulação clínica no ensino da disciplina de farmacologia aplicada a enfermagem
- larissabecko
- 19 de jun.
- 1 min de leitura

📖 No Minuto do Artigo de hoje, recomendamos a leitura do trabalho “Simulação clínica no ensino da disciplina de farmacologia aplicada a enfermagem: uma revisão de escopo”, publicado na Revista EDaPECI (2025).
O artigo tem como objetivo mapear as evidências disponíveis na literatura sobre a aplicação da simulação clínica no ensino de farmacologia para estudantes de Enfermagem, analisando seu impacto na formação acadêmica e na prática profissional.
Trata-se de uma revisão de escopo fundamentada no método proposto por Arksey e O’Malley, com busca em múltiplas bases de dados, incluindo LILACS, MEDLINE, Scopus e outras. O estudo destaca como a simulação tem sido usada para facilitar a compreensão de conteúdos complexos da farmacologia, promovendo aprendizado ativo, tomada de decisão segura e raciocínio clínico.
💡 A pesquisa aponta ainda a necessidade de ampliação de estudos empíricos na área e reforça o valor pedagógico da simulação para temas tradicionalmente considerados desafiadores no currículo da Enfermagem.
🔗 Leia o artigo completo: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/21765
#HerHealth #SimulaçãoClínica #EnsinoEmSaúde #Enfermagem #Farmacologia #EducaçãoEmSaúde #MinutoDoArtigo
Comments